Compatível com Certificado Digital A1 e A3

Existem dois tipos de Certificados Digitais no mercado, são esses o A1 e o A3. Você sabia que a escolha entre eles determina como esse validador é utilizado no dia a dia? A principal discordância entre os modelos A1 e A3 é que seu certificado digital é armazenado de maneiras divergentes.
Compatível com Certificado Digital A1 e A3

Os certificados do tipo A1 armazenam suas assinaturas no computador do usuário. Por outro lado, os certificados qualificados A3 são guardados em mídias de armazenamento mais portáteis, como tokens USB ou cartões com chip.

O que é um Certificado Digital?

Os Certificados Digitais são uma forma de identificar pessoas e empresas em sistemas e documentos digitais. Funciona como uma identidade virtual, introduzida através de um sistema de revisão.

É importante destacar que os certificados Tipo A1 e Tipo A3 poderão eventualmente ser aplicados na forma de e-CPF (pessoa física) ou e-CNPJ (pessoas jurídicas).

Somente empresas devidamente registradas podem emitir certificados digitais. As chamadas Autoridades Certificadoras (AC), como a Serasa Experian, Certisign, SoluTI, QualiSign e outras, que realizam todo o processo de emissão, desde a verificação dos documentos até o certificado estar pronto para uso.

Para ter um certificado digital, o interessado compra o certificado no site da AC ou também é possível entrar em contato pelo canal de vendas por telefone. O certificado passa então pelo processo de emissão, no qual os documentos são revisados e estão prontos para uso.

Por fim, será necessário instalar o certificado que muda de acordo com o tipo emitido.

Quais os benefícios de um Certificado Digital?

Os certificados digitais monitoram todos os tipos de transações e atividades online, proporcionando segurança, privacidade e flexibilidade para todos os participantes.

Veja alguns exemplos de utilizações deste documento:

Assinar e enviar documentos digitais (contratos, acordos, recibos, promissórias, declarações, etc.) com assinatura eletrônica;

Remeter os comunicados da empresa e obrigações relacionadas aos órgãos governamentais;

Transações bancárias seguras online;

Emissão de passaportes, cartas de condução e diplomas universitários;

Participe de leilões eletrônicos e crie um representante eletrônico;

Assinar NF-e Contabilidade e Contabilidade Fiscal;

Apresentar uma declaração de imposto de renda no IRS;

Remeter informações da empresa via eSOcial e SPED;

Efetuar login em um ambiente restrito como o Portal e-CAC da Receita Federal.

Em suma, tanto indivíduos quanto empresas podem se beneficiar do uso de certificados digitais para facilitar qualquer operação e transação que requer identificação e verificação legal na internet.
Compatível com Certificado Digital A1 e A3

O que é o Certificado Digital A1?

O modelo de Certificado Digital A1 é guardado diretamente no computador e opera graças a um par de chaves criptografadas, uma sendo pública e outra privada. Os documentos públicos são enviados para a Autoridade Certificadora (AC).

Os documentos privados estão localizados no computador e são protegidos por senha. O sistema de Certificação Digital A1 evita procedimentos fraudulentos porque os dados não podem ser decodificados sem combiná-los.

Em caso de invasão ou ameaça cibernética, você deve anular o Certificado Digital, evitando seu uso por terceiros. Este processo é simples, bastando também entrar em contato com a AC pelo site ou telefone.

Uma das grandes utilidades do modelo de Certificado Digital A1 é o seu dinamismo, pois é possível operá-lo a partir do computador. Por exemplo, se você deseja emitir notas fiscais, basta mandar o Certificado Digital para o programa emissor. Este certificado é válido por 1 ano.

Conforme mencionado anteriormente, o Certificado Digital A1 é um arquivo de computador e é armazenado diretamente no local que está sendo utilizado. Ele pode ser copiado para vários lugares.

Para instalar o Certificado Digital A1 na máquina é necessário salvar o arquivo em seu computador.

Um detalhe significativo é que esse tipo de certificado não é compatível com a utilização em aparelhos móveis (tablets e celulares).

Os sistemas que exigem Certificado Digital podem acessar os arquivos diretamente sem a necessidade de configurar o sistema ou acessar com nome de usuário e senha.

O que é o Certificado Digital A3?

O modelo de Certificado Digital A3 difere do modelo A1 por possuir um meio de armazenamento padrão, ou seja, um dispositivo que pode ser um cartão ou um token. Desta forma é possível utilizar a certidão em qualquer computador e nas diversas atividades fiscais que exigem a assinatura da empresa.

Por ser independente de hardware, o Certificado Digital A3 proporciona maior mobilidade e eficiência para que a empresa possa comprovar sua identidade nos dados contábeis.

Como o certificado digital A3 é armazenado em uma mídia (cartão ou crachá), é necessária uma configuração adicional para uso. Seu computador deve ser configurado para acessar o leitor de cartão ou token instalando programas específicos.

Compatível com Certificado Digital A1 e A3

O certificado digital A3 é válido por 1 a 5 anos, dependendo do local de armazenamento.

Você também pode usar o certificado digital neste formato em qualquer número de computadores.

Você só precisa instalar o software para acessar cada máquina.

A instalação é rápida e fácil e só precisa ser feita na primeira vez que o certificado for usado neste computador. Todo o suporte, as informações para instalação de programas, drivers e arquivos compatíveis são fornecidos aos usuários pela Autoridade Certificadora.

Este tipo de certificado tem uma senha obrigatória que é válida por 12, 24 e 36 meses. Cada vez que o usuário obtém acesso aos sistemas ou assina documentos, o usuário deve atualizar o PIN cadastrado no momento da emissão do Certificado A3. Uma dica interessante é: mantenha essa senha guardada em local seguro, pois se você a esquecer um dia, poderá consultá-la.

Qual Certificado Digital se encaixa no seu perfil?

Essa é uma das principais dúvidas sobre Certificado Digital, principalmente entre os novos empreendedores.
Qual tipo de Certificado Digital escolher, Certificado Digital de modelo A1 ou A3?

É importante determinar se sua empresa irá utilizar essas ferramentas oferecidas pelo A1 ou se elas não são essenciais para o seu negócio e você pode optar por um modelo mais acessível como o A3.

Como revelamos, os certificados A1 e A3 possuem características próprias e distintas. O que ambos têm em comum é a segurança, praticidade e flexibilidade que agregam à rotina de um negócio.

Você e sua empresa poderão utilizar tanto certificados A1 como A3 com o Nota Fiscal Simples!

Trabalhando com Certificado Digital no Nota Fiscal Simples

Certificado Digital A1

A emissão de NF-e utilizando certificado A1 é a mais rápida e flexível, podendo ser feita a partir de qualquer computador (Windows, Linux, Mac) bem como celulares, pois o certificado é carregado e fica armazenado com toda a segurança nos servidores do Nota Fiscal Simples.

A autorização de NF-e e de notas de serviço é feita diretamente através dos servidores do Nota Fiscal Simples, bem como a notificação para o Cliente e/ou Transportadora.

Uma vez que não é feita nenhuma instalação no computador/aparelho, qualquer computador, celular ou tablet que acesse a internet fica habilitado para emissão de notas fiscais, tudo, logicamente, protegido por senha pelo Nota Fiscal Simples.

Certificado Digital A3

O certificado A3, por ser instalado no computador, requer que o dispositivo cartão ou token USB tenha como pré-requisito o computador ou notebook executando Microsoft Windows 10 ou superior.

No momento de se emitir a primeira NF-e, o Nota Fiscal Simples solicitará a instalação de um pequeno software, chamado “assinador”, que fará a interface entre o Certificado Digital A3 instalado no computador e os servidores do Nota Fiscal Simples.

Mas não se preocupe, o processo de instalação do “assinador” é simples e teremos o prazer de ajudar no processo, através do nosso CHAT ou pelo telefone do suporte 11-2626-5923.